OUÇA AQUI Rádio N´Atividade

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O lugar

Em mais uma edição do Prá,çarau, no ultimo dia 3 de maio, o sarau se mostrou mais uma vez como sendo o lugar para declamar, o lugar para cantar, o lugar para assistir documentário sobre a cultura da região, o lugar para se divertir e o lugar para sonhar. Apesar

Começamos com a apresentação do Panorama, documentário produzido por Peu Pereira, que mostra os vários coletivos da região sul, tais como o  Sarau da Cooperifa, Sarau do Binho, Casa de Cultura M'Boi Mirim, Ninho Sansacroma e também depoimentos dos responsáveis por estes espaços. Este filme mostra os locais e faz o espectador parar e refletir em como a cultura pode estar presente em várias vertentes e nos lugares menos prováveis e imagináveis.

O Prá,çarau teve a presença de representantes da Cohab Adventista, da Integrada, da Luta Popular, do Antene-se, do Poesia Samba Soul e vários parceiros colaboradores que sempre nos prestigiam e fazem o sarau acontecer.

Como de costume, tudo é feito de improviso e com a participação de todos.

Cris Roseno, desta vez resolveu não cantar mais recitou, Kátia Cássia, leu um poema de Jussara Carvalho, moradora e escritora de Paraisopólis, http://www.escritoradeparaisopolis.blogspot.com/ que recentemente lançou seu livro Demolidor de CoraçõesLuciano Vida, deu vida ao sarau recitando um de seus manuscritos, Woodyh Oliveira trouxe consigo seu arsenal de poemas e fez a festa, pois foi lido por vários presentes, Rogério Gonzaga, Kinho, Cris Roseno, entre outros.

A parte musical do Prá,çarau, como caracteristica latente do evento, desta vez teve uma grande diversidade, Michael Fúria Negra, mais uma vez nos presenteou com suas interpretações á altura das músicas de Woodyh Oliveira, que não são músicas fáceis de serem decoradas e cantadas, Smith fez a sua participação e fizeram na verdade um trio bem bacana, com canções de grandes compositores.

Rafael, parceiro do Sarau Antene-se nos surpreendeu cantando a singela canção, "Se esta rua fosse minha", sucesso dos anos 80 que todos acompanharam a canção e sabiam a letra de cor e salteado.

E por falar em Rafael, o jovem cinegrafista e editor do Poesia Audio e Visual, me ajudou a fotografar os convivas, esteve presente e nos acompanhou deste o começo do sarau até o final, obrigado pela presença e parceria.

Camila Costa e Thais Buarque, idealizadoras do sarau Antene-se, que acontece toda ultima quinta-feira do mês no Bar do Saldanha, lugar bem aconchegante e bem comportado.

Cataryne Carvalho e Gabriela Cravo e Canela, abrilhantaram a noite, e como disse que o Prá,çarau é um lugar para sonhar, Gabriela mandou um poema que fala do lúdico sonho de um garoto que quer voar em um foguete, muitos de nós já pensamos nisso!

O lance dos vinis, desta vez não aconteceu, mas a Cris Roseno, trouxe suas jóias, tinha Caetano Velosso, Luiz Gonzaga, Mercedes Sosa, Geraldo Vandré, Roberto Carlos, tudo isso ficou para o próximo Prá,çarau, na terça-feira dia 17 de maio.

Como o nosso sarau, nunca acaba a hora que termina, ficamos até umas duas da manhã na praça, e ali sim rolaram sons maneiros de grandes nomes da música, Renato Russo, Cazuza, Lenine, Cartola, Roberto Carlos, Zeca Baleiro, Caetano entre outros. Tudo com um violão e com o coral mais animado do mundo.

Ao contrário do que se ouve nos comerciais da tv, aqui no Prá,çarau é o verdadeiro lugar de gente feliz!