OUÇA AQUI Rádio N´Atividade

terça-feira, 2 de julho de 2013

Prá,çarau em dois de julho

 Nesta noite fria de inverno, garoa e decoro.
Prá,çarau foi muito dinâmico, poético e interessante. Parecia que seria mais uma noite pífia e sem novidades. Mas as surpresas da vida nos mostra que nem tudo é frio. O aconchego dos parceiros que comparecem mesmo em condições adversas, nos aquece e nos faz acreditar cada vez mais, que vale a pena! 



 Fomos chegando aos poucos, a praça estava fria e vazia, choveu bastante ontem e restou a lama. O bar estava fechado e nossos equipamentos ficam lá dentro, portanto estávamos prestes á fazer um sarau acústico e assim foi. Começamos conversando sobre coisas da vida e foi quando nosso  Cordelista, sacou de seu bolso um texto Fernando Pessoa, intitulado Tabacaria e daí então começou uma deliciosa viagem de pensamentos e reflexões. A cada paragrafo uma nova realidade, uma nova história, que gerava uma nova perspectiva e interpretações. Um grupo reduzido, na porta de um bar, lendo e discutindo Fernando Pessoa? Existe?

Sim. Existe este lugar. E fica na Cohab Adventista, Capão Redondo. Que outrora figurava nas capas de  jornais sensacionalistas e transmitida ao vivo de um helicóptero, com narrações de estúdio. A galera então, foi se achegando e engrossando o caldo. Como o nosso sarau é muito mais musical, alguns reclamam quando não encontram um microfone, ligado á uma caixa de som, para que este solte a voz e mostre saber cantar, para ser aplaudido. A música é uma arte sublime, sou fã e entusiasta. Defendo que ela nos leva a lugares nunca dantes navegados, mas navegar na poesia é muito prazeroso.

E com esta ferramenta, fomos falando desde poesia, 
passando pela educação, pela forma de como somos criados pela sociedade "capetalista" e nossas ideias foram vagando pelo mundo afora e aí sim o sarau ganhou um rumo bem bacana. Durante este exercício mental, surgiram mais parceiros. Um sarau democrático e aberto, chegam Swammy e seus camaradas, estavam comemorando o aniversário de um deles. Então lançamos o desafio, e fomos surpreendidos. Swammy, nos recita um de seus poemas, ali na hora, sem papel, direto da memória e nos deixou com gostinho de querer mais.
Foi quando numa de suas frases, nos remeteu ao sucesso de nosso amigo, rapper, poeta e arte educador Americano, que na sequência e sem demora, nos declamou sua letra "Olhos Olhos" com a banda Estado C. Que fala mais ou menos a mesma ideia do poema do Swammy. Isso é lindo de se ver, duas pessoas com o mesmo pensamento e juntos no mesmo lugar. Sintonia de ideais.

Aproveitamos e cantamos Parabéns para o parceiro que completava então, seus vinte anos e vem nos prestigiar. Sucesso e vida longa á todos nós.


 As sempre presentes Iolanda e Leuza, que desta vez preferiu não nos dar a graça de sua leitura, mas que já prometeu um texto para semana que vem. Muito obrigado mais uma vez pela presença, força e parceria, mesmo no frio que fazia.
Tivemos uma re-estréia no sarau, com quase três anos de existência, ele voltou Allan e seu cavaco. Mandou uns sambas que foram pedidos pela galera e entoado por Iolanda e nosso poeta  e músico Baby, que manda muito bem tanto na música, como na escrita que semana que vem também teremos seus textos compartilhados.



Nosso poeta, músico e um dos organizadores do Prá,çarau Diego desta vez se limitou a prestigiar estava feliz, pois recebeu alguns livros que o ajudarão na missão de ler, escrever e se deliciar com poetas franceses, principalmente Boudelaire e depois partilhará conosco em nossos saraus e nos seus textos que serão compartilhados pelas redes sociais.


Bom foi assim o nosso Prá,çarau e semana que vem tem mais e espero por você!

Agradecimentos á todos!

Muito grato ficamos e esperamos todos semana que vem e todas as outras terças.

Venha comemorar meus trinta e oito anos.