OUÇA AQUI Rádio N´Atividade

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Campo Limpo e sua Histórias - em Fotos.

A ex-mata virgem que virou cidade será reproduzida para exposição fotográfica pela Subprefeitura do Campo Limpo/Supervisão de Cultura.
 
Entre topos e colinas do Campo Limpo, na zona sul da periferia paulistana, se deu o desenvolvimento. Moradores antigos do bairro dizem que foi tudo muito rápido. O sertão - Capão Redondo, Parque Fernanda e Valo Velho - desbravado pelo trabalho escravo, imigrantes europeus e bem depois, toda a mata descoberta por nordestinos em busca do direito de vida melhor. E os índios ? Sobraram poucos ! Ficaram sem terra.

As fotos que se vê são raridades do UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo, no Capão Redondo, desde 1915.
 
No Capão Redondo há quem conta histórias dos 'capitães do mato' e até se diz neto, bisneto ou tataraneto ou simplesmente parente de um deles. Fala ter foto para provar. Há ainda quem garanta que, capitão do mato ainda existe em São Paulo - escondido, mas existe, age em silêncio. Binho do sarau do Campo Limpo, todo mundo diz que foi vítima de um capitão do mato, em 2012 . [...]
 
Com o acervo fotográfico, a subprefeitura busca estabelecer uma ponte histórica ligando 1800 aos dias atuais.
Mata virgem, fazendas, plantações de batatas, uvas e abacaxis, parques, praças públicas, monumentos e personagens. Os povoados se reencontrarão, a história se reencontrará . A história do trabalho árduo de um povo, do desenvolvimento, da grandeza da cidade grande.
 
Campo Limpo é grande, Capão Redondo é grande, São Paulo é uma só. Paz !? A cidade pede paz.
Quem tiver uma foto antiga do bairro e quiser colaborar com a formação do acervo poderá levar à Supervisão de Cultura do Campo Limpo onde será reproduzida - na rua Nossa Senhora do Bom Conselho , 59.

Devanir Amâncio

2 comentários:

  1. Muito interessante estas imagens, fiquei feliz em encontrar fotos antigas da região.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, poderia me informar se consigo visualizar fotos antigas do bairro Campo Limpo?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Será muito importante para que eu possa entender o que gostariam de ler aqui neste humilde blog.