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quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Agência Solano Trindade

Relato Geral do ano de 2011 da Agencia Popular Solano Trindade

2012 – Onde Estamos para onde Vamos
A Agencia Popular Solano Trindade agradece a todos que contribuem com o desenvolvimento desta “idéia” (que já é realidade) e que em 2011 alcançou muitas vitórias e construiu muitos alicerces para crescer em 2012. Desejamos um ano de muita luta e construção coletiva para uma outra sociedade.
Gostaríamos neste momento de ressaltar alguns valores que foram construídos neste processo, e que é de fundamental compreensão coletiva para continuarmos nossas atividades em 2012, e fortalecer a importância da participação nos espaços de decisão. Hoje somos mais de 150 agentes integrados, (segue anexo nome/email) pessoas e coletivos que se cadastraram por vontade própria e assim se propuseram a construir coletivamente novas formas de se organizar, se articular e realizar seus projetos e sonhos. Estamos juntos por acreditar em nossa capacidade de mudar nossa realidade e é através do fortalecimento de nossas ações que estamos conseguindo reconstruir valores que fortalecem nossas comunidades, nossa cultura local, nossas produções artísticas, nossa identidade de classe e só assim conseguir entender como podemos criar nossas próprias instituições, coletivos, marcas, grifes, bancos, conhecimento, com nosso valores e de forma auto-gerido e auto-financiado – “DE NOIS PRA NOIS”
Somos um grupo que acredita em uma outra forma de fazer política, uma forma que  construa uma sociedade de igualdade, respeito a diversidade e poder popular. Sendo assim outro valor importante que vem sendo fortalecido é da “educação popular” ou “reconhecimento do conhecimento popular, empírico”. Estamos fortalecendo isso através da valorização do conhecimento local e coletivo, construindo espaços de decisão coletiva, e fortalecendo lutas populares.
Diante destes valores e objetivos construídos neste processo podemos considerar que o que mais queremos é compartilhar e realizar nossos sonhos através das nossas próprias mãos e companheiros, “aqui ninguém faz pra ninguém aqui fazemos para nos”, ou seja, a participação de todos cadastrados é de extrema importância, só nossa participação vai construir algo diferente.

Histórico
A União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências (UPM), é uma associação que sempre fortaleceu e fomentou a cultura popular, acreditando que assim construímos nossa identidade e nossas lutas populares. Sendo assim desde sua fundação a UPM desenvolve ações culturais tendo a comunidade como a própria realizadora destas ações.
Para fortalecer esta atividade em 2005 a UPM escreve um projeto para o Ministério da Cultura “Pontos de Cultura” o qual foi contemplada, e acessou o recurso em 2008, esta parceria possibilitou muitas mudanças significativas no cotidiano da associação como, por exemplo, o fortalecimento de oficinas culturais, a organização de eventos colaborativos como a Feira Sócio Cultural e a aquisição de equipamentos como computadores, áudio (som) e vídeo, que por estarem disponíveis para a utilização comunitária, fez com que nossa atuação fosse mais presente também nas ações de outros coletivos e ações culturais na comunidade, fortalecendo assim uma rede de ações locais.
Em 2009 a UPM inicia o desenvolvimento de um Banco Comunitário, fortalecendo o debate e a construção de estratégias de sustentabilidade e auto financiamento, através deste trabalho, constituímos uma carteira de credito voltada ao fomento a ações culturais, e assim começamos entender mais sobre as relações de produção, consumo e comercialização de serviços, produtos e conhecimentos culturais, e pensando em como contribuir com o desenvolvimento desta economia criativa local pensamos no desenvolvimento da AGÊNCIA POPULAR SOLANO TRINDADE.
A AGÊNCIA POPULAR SOLANO TRINDADE é um empreendimento cultural que vem sendo construído desde 2010 por coletivos que possuem ações culturais principalmente na zona sul de São Paulo, e tem como proposta o fomento e o fortalecimento da economia da cultura criativa, através do incentivo a produção e difusão da cultura popular, criando formas de organização que possibilite a sustentabilidade e auto-produção das ações culturais.
Desse modo, a principal ação que queremos com esse projeto é entender mais sobre as relações de produção, consumo e comercialização de serviços, produtos e conhecimentos culturais e assim contribuir com o desenvolvimento da economia criativa local. Isso ocorrera por meio do mapeamento dos produtos e serviços culturais e artísticos existentes na região do Campo Limpo, Capão Redondo e adjacências. Potencializando assim a interligação dos produtores ampliando a capacidade de circulação destes bens simbólicos e a efetiva relação entre arte, cultura e mercado.
Hoje a Agencia é composta pelas frentes de Fomento, Produção, Comercialização, Comunicação e Política, cada frente desta se reúne e pensa ações para o desenvolvimento da Agencia. Por exemplo: o projeto encaminhado para o programa VAI foi uma ação da frente de fomento. Com essa divisão também foi possível a construção do blog e das planilhas de cadastro, itens previsto no projeto e que foi desenvolvido antes mesmo da chegada dos recursos, isso foi possível por conta da apropriação dos coletivos do projeto.
Portanto como podemos perceber o envolvimento de coletivos e novos parceiros como o SESC o programa VAI, interessados e comprometidos com o fortalecimento destas ações vem potencializando o projeto, fazendo com que o coletivo proponha algumas mudanças na planilha de gastos do premio.

 2011 – O que rolou
 O ano de 2011 foi muito especial para o fortalecimento da Agencia,  devido a captação de recurso através de parcerias e projetos o que possibilitou pessoas se dedicarem ao seu desenvolvimento.  
Esta parceria fortaleceu as ações da Agencia, ampliando seu papel de articuladora de rede e potencializando não só a produção cultural, como também o debate político para a construção de uma outra economia. Ou seja, em 2011 construímos uma rede muito maior onde conseguimos fortalecer varias ações e levar para mais longe nossas propostas políticas.  

Durante 2011 realizamos as seguintes ações:
  • Mapeamento e mobilização dos coletivos culturais;
  • Encontros Ampliados;
  • Criação do Blog - www.agenciasolanotrindade.wordpress.com;
  • Construção dos instrumentos de participação e gestão coletiva;
  • Criação e Lançamento da Moeda – SOLANOS
  • Realização do Seminário “moedas sociais” e da 1ª Feira de Arte;
  • Criação do Fundo Popular de Fomento a Cultura;
  • Fortalecimento do Banco através da ampliação do Crédito Cultural
  • Criação da Loja Colaborativa (física e itinerante) É D´Marca
  • Articulação para criação do Criar do Espaço Físico da Agência Popular de Fomento à Cultura em parceria com o Ninho Sansacroma ;
  • Fortalecer o Banco Comunitário União Sampaio;
  • Fortalecimento da Economia da Cultura;
  • Formação em Economia Solidaria;
  • Compra de um automóvel.
Produtos Gerados
Acreditamos que o sitio é o nosso um grande produto, hoje é nele se concentra todas as informação e conhecimento gerados como: cardápio de agentes integrados, lista de produtos e serviços disponíveis, os instrumentos de gestão como extrato coletivo, plano de troca. Também podemos entender como produto o transporte, os estúdios, a loja e todo nosso articulação e comunicação

Economia da Cultura
Geramos outras ações e produtos que fortaleceram a economia da nossa cultura como: Lancamento do livro do Luan, articulação de atividades com o SESC, e acesso ao fundo para gravação de cd e compra de equipamento. 

Algumas ações prevista para 2012
  • Fortalecimento da circulação da Moeda SOLANOS;
  • Adequações no espaço da agência e compra e instalação dos equipamentos;
  • Potencializar equipamentos e estruturas que já existem;
  • Potencializar as ações de gravação através de um estúdio de áudio;
  • Potencializar as ações do audio visual de um estúdio de vídeo;
  • Criar a Loja É D´Marca Virtua