OUÇA AQUI Rádio N´Atividade

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Há bares que vem para o bem

Há Bares Que Vem Para o Bem!


Noite fria e chuvosa na cidade de São Paulo, na verdade o país todo está neste clima!
Mas na COHAB Adventista, isto não é motivo pra ficar em casa e a caravana da poesia rumou ao Bar do Josafá, Travessa das Carandeiras, 126, local onde acontece o Práçarau em noites adversas.

A concentração começou por volta das 20 horas e fomos chegando aos poucos. Mas sempre com o bom humor e com a certeza que, aquela visita seria geradora de frutos e lembranças mil. Até trançamento de dreads rolou na sala de espera, enquanto se ligavam os equipamentos para darmos inicio ao sarau. Povo unido, aparelhos ligados e cabelo trançado, vamos ao que nos trouxe aqui:

Prá,çarau está no AR!


Com tudo pronto e dada a largada para os poetas desta noite, começamos bem, com Bruna Lorenzi lendo "Embaraço" de Camila Brasil. Este texto já foi lido também pela própria autora em nosso humilde sarau. Quanta honra! 

Eu me empolguei e li logo três do livro do Sarau do Binho: {...} do Massa: "Cachorro Atropelado" do Mauricio Marques e "Elza" de Miró de Muribeca. Foi daí então, que....

Na sequência Fabiano Bitencourt, mandou alguns cordéis, entre eles "Aí se sesse" do Poeta Zé da Luz e replicado e consolidado pela gravação de Lirinha frente ao Cordel do Fogo Encantado. Mas como sempre ele tem na manga alguns mais decorados e alguns ainda para serem declamados. Ele está se preparando para interpretar um texto de nosso parceiro Miró da Muribeca. Que por falar nisso, semana que vem, devo apresentar um curta no próximo Prá,çarau. Boa oportunidade para conhecerem este trabalho de um dos poetas, que inspiraram, (Lirinha) segundo ele próprio em entrevista concedida á Rádio USP, Lirinha tem o Miró como um de seus poetas influenciador de sua arte.


Como o Práçarau é um sarau que deixa o povo á vontade, assim como já havia feito no Prá,çarau de Domingo (21), Kátia Paixão tomou conta do microfone e declamou a poesia escrita por Carla Lopes, "Eu Não Fui Poeta", texto este que também está no Livro Manda Busca de Luan Luando.E também leu "A Arte de Colher" de Leidyla Nascimento. E mais um texto, que não anotei o nome de Leila Echame do Livro Poemas do Encantado. Livro este que também teve um momento histórico, nosso Guitar Hero, Celso Bernuccio leu pela primeira vez no Sarau. E lógico já pensou em musicar! 

Nosso parceiro de organização, músico e poeta Diego Gonçalves, também nos apresentou um texto seu, escrito em 2008. Logo menos teremos este livro em mãos! Por estar muito frio, ele falou pouco!





Diego neste frio falou pouco!







O grande sucesso, "Você é Linda" de Luiz das Carandeiras!





Desta vez Evandro Dumdum com o auxilio de Marlon Campos, tocou um som do Raul pra gente!

Olha o progresso do Prá,çarau, fazendo cada dia mais pessoas a apresentarem seus talentos, escondidos. E mesmo no frio se afloram.

Sucesso total!



Este senhor nos presenteou com músicas de Raul Seixas e algumas coisas do além do além, olha que conheço coisas do fundo do baú, mas ele foi longe!

Depois nos parabenizou pela iniciativa e agradeceu a atenção de todos.

Muito simpático e feliz!

Valeu nossa noite!


Os livros que nos inspiram nas noites de sarau!


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aniver,çarau no Prá,çarau

Um desavisado chegaria dizendo que o título está escrito de forma errada.
Mas não, está mais do que correto!
Aproveitando o gancho do feriado ser justamente no dia do Prá,çarau e meu aniversário ter sido um dia antes, que também foi uma noite mágica no Clariô, onde aconteceu o lançamento mais esperado de todas as quebradas, o Livro do Sarau do Binho.
Esta terça-feira ficará pra sempre guardado na memória, nunca esquecerei desta noite fria de inverno paulistano, no alto de uma praça na COHAB Adventista!
começamos como sempre, um pouco depois do horário previsto. Mas as pessoas foram se achegando e criamos volume, pessoas que saíram de suas casas, no frio mesmo depois de terem curtido um feriadão.
Só tenho á agradecer! Devo uma vida pra cada um, precisarei morrer e viver muito ainda pra pagar.

O Prá,çarau vai cada vez mais tomando conta e caindo no gosto da galera. A cada edição percebemos mais envolvimento dos poetas, dos músicos e isso mostra que fazemos um trabalho bacana. Sejam todos parte desta construção e que iremos avante e sempre!
Neste feriado, aproveitei e convoquei os parceiros para comemorar meus 38 anos, que completei na segunda dia 08, e para minha surpresa, o povo veio! Luciano Alves e Luciano Vida, músico e poeta desde o inicio de nosso humilde sarau, estiverem presentes. Woodyh e Diego Gonçalves, os caras, que só mesmo com eles ao meu lado é possível darmos continuidade ao projeto, obrigado! O Grupo Candearte veio completo para fazerem uma apresentação especial, nossa, isso não tem nem como agradecer.
Kátia Paixão, Vitória Paixão, Alexandre Matos, Ingryd Sena, Marcos Sllash, Maria Clara, Pedro Lucas, Ronaldo Luiz, Sheila Signário, Luan Luando, a pequena Yasmin e o mestre Geraldo Magela.

Yasmin, Kátia, Ingryd e Alessandra.
A Rainha Alessandra Leite contando suas histórias, grande parceiro Gunnar Vargas nos presenteou com suas composições e sua presença. Fabiano Bitencourt e seu cordel, cultura nordestina muito bem representada. Daniel Alternativa Arte e sua voz potente e suas rimas, obrigado mais uma vez!
Luan Luando o nosso poeta andarilho, Wagner Douglas nosso músico e poeta residente.
Swammy e Hammy os irmãos camaradas e talentosos estiveram conosco nesta noite inesquecível e mágica.


A noite continua e seguimos com belas apresentações, Americano Fiduhenrique é nosso parceiro e sempre presente, Bruno Marselha e Alex Jardim vieram de longe e participaram também de nossa festa.
Pow Literarua e Nega Sandra fizeram um dueto, voz e pandeiro, acompanhados pelos presentes da noite, cantaram o sucesso "Nega Sinhá"
Nega Sandra e Pow.


Pow e Aline Rocha, vieram de longe, á pé, respeito pela caminhada! Aline fez sua estréia no ´Prá,çarau, obrigado pela presença, parceria e participação.

Wladimir nosso correspondente esportivo da COHAB esteve presente com a família e leu seus escritos, estava também comemorando o aniversário de sua filha e escolheu o sarau para reunir a família. Sucesso!!!






Era não apenas o meu e tão somente meu aniversário, no domingo dia 07, Iolanda Farias, também completou mais um ano de vida, ela não esconde de ninguém que é um dia mais experiente do que eu.
Parabéns pelo seu dia e muito obrigado mais uma vez pela surpresa, que com certeza tem a ajuda do Woodyh e mais alguns.

 Bolo e refrigerante, Daniel e Luan também me presentearam com um bolo. Olha que progresso? Dois bolos!! Obrigado á todos!  Thânia Rocha representando o Encena me presenteou também com um mimo muito gostoso. Tula Pillar, fez também sua primeira aparição, diretamente da FLIP 2013, veio direto pro Práçarau e me trouxe uma foto de um projeto que está desenvolvendo. Grato pelo brinde!


Cantamos parabéns, come os bolo e tomamos refri!

Muito obrigado á todos!

GRUPO CANDEARTE FEZ UM BELA CIRANDA.





segunda-feira, 8 de julho de 2013

Projeto Viela Viva será lançado no Campo Limpo



 "Se essa rua fosse minha. Eu mandava. Eu mandava ladrilhar. Com pedrinhas.
 Com pedrinhas de brilhante. Só pra ver. Só pra ver meu bem passar."


Viela que liga rua Martinho Vaz de Barros a  Estrada do Campo Limpo, Zona Sul,  vive o eterno problema do lixo.

Está carcomida pelo abandono e pede uma nova realidade.

Embalados por uma cantiga popular,  crianças e artistas da região vão soltar a criatividade na pequena rua.

A viela de passagem (próximo ao Largo do Campo Limpo) será revitalizada  com grafite, livros, saraus e exposição fotográfica.

Para os irmãos  Ana e João, 6 e 8 anos, a prefeitura poderia  consultar os moradores antes de pintar a cidade.





 Acham o cinza, cor oficial, muito feio. Preferem verde, rosa e azul.






Simão Pedro, secretário Municipal de Serviços



,  foi convidado (27 de junho) a pôr a mão na massa para ver  na prática como é simples e barato deixar  a cidade mais bonita  quando  a população exerce a cidadania.
      O projeto  "Viela Viva"  acontece no dia 19 de julho, sexta -feira, a partir das 9 horas.


 Para os grafiteiros Rafael e Harã , grafite é estilo de vida e ajuda  a combater o estresse. Deixaram muito bonita um  uma parede desabada pela feiúra no Jardim Macedônia.
    Eles também vão colaborar  com sua arte  na recuperação da viela .

                   A Subprefeitura do Campo Limpo participa.
                                       Devanir Amâncio

terça-feira, 2 de julho de 2013

Prá,çarau em dois de julho

 Nesta noite fria de inverno, garoa e decoro.
Prá,çarau foi muito dinâmico, poético e interessante. Parecia que seria mais uma noite pífia e sem novidades. Mas as surpresas da vida nos mostra que nem tudo é frio. O aconchego dos parceiros que comparecem mesmo em condições adversas, nos aquece e nos faz acreditar cada vez mais, que vale a pena! 



 Fomos chegando aos poucos, a praça estava fria e vazia, choveu bastante ontem e restou a lama. O bar estava fechado e nossos equipamentos ficam lá dentro, portanto estávamos prestes á fazer um sarau acústico e assim foi. Começamos conversando sobre coisas da vida e foi quando nosso  Cordelista, sacou de seu bolso um texto Fernando Pessoa, intitulado Tabacaria e daí então começou uma deliciosa viagem de pensamentos e reflexões. A cada paragrafo uma nova realidade, uma nova história, que gerava uma nova perspectiva e interpretações. Um grupo reduzido, na porta de um bar, lendo e discutindo Fernando Pessoa? Existe?

Sim. Existe este lugar. E fica na Cohab Adventista, Capão Redondo. Que outrora figurava nas capas de  jornais sensacionalistas e transmitida ao vivo de um helicóptero, com narrações de estúdio. A galera então, foi se achegando e engrossando o caldo. Como o nosso sarau é muito mais musical, alguns reclamam quando não encontram um microfone, ligado á uma caixa de som, para que este solte a voz e mostre saber cantar, para ser aplaudido. A música é uma arte sublime, sou fã e entusiasta. Defendo que ela nos leva a lugares nunca dantes navegados, mas navegar na poesia é muito prazeroso.

E com esta ferramenta, fomos falando desde poesia, 
passando pela educação, pela forma de como somos criados pela sociedade "capetalista" e nossas ideias foram vagando pelo mundo afora e aí sim o sarau ganhou um rumo bem bacana. Durante este exercício mental, surgiram mais parceiros. Um sarau democrático e aberto, chegam Swammy e seus camaradas, estavam comemorando o aniversário de um deles. Então lançamos o desafio, e fomos surpreendidos. Swammy, nos recita um de seus poemas, ali na hora, sem papel, direto da memória e nos deixou com gostinho de querer mais.
Foi quando numa de suas frases, nos remeteu ao sucesso de nosso amigo, rapper, poeta e arte educador Americano, que na sequência e sem demora, nos declamou sua letra "Olhos Olhos" com a banda Estado C. Que fala mais ou menos a mesma ideia do poema do Swammy. Isso é lindo de se ver, duas pessoas com o mesmo pensamento e juntos no mesmo lugar. Sintonia de ideais.

Aproveitamos e cantamos Parabéns para o parceiro que completava então, seus vinte anos e vem nos prestigiar. Sucesso e vida longa á todos nós.


 As sempre presentes Iolanda e Leuza, que desta vez preferiu não nos dar a graça de sua leitura, mas que já prometeu um texto para semana que vem. Muito obrigado mais uma vez pela presença, força e parceria, mesmo no frio que fazia.
Tivemos uma re-estréia no sarau, com quase três anos de existência, ele voltou Allan e seu cavaco. Mandou uns sambas que foram pedidos pela galera e entoado por Iolanda e nosso poeta  e músico Baby, que manda muito bem tanto na música, como na escrita que semana que vem também teremos seus textos compartilhados.



Nosso poeta, músico e um dos organizadores do Prá,çarau Diego desta vez se limitou a prestigiar estava feliz, pois recebeu alguns livros que o ajudarão na missão de ler, escrever e se deliciar com poetas franceses, principalmente Boudelaire e depois partilhará conosco em nossos saraus e nos seus textos que serão compartilhados pelas redes sociais.


Bom foi assim o nosso Prá,çarau e semana que vem tem mais e espero por você!

Agradecimentos á todos!

Muito grato ficamos e esperamos todos semana que vem e todas as outras terças.

Venha comemorar meus trinta e oito anos.