OUÇA AQUI Rádio N´Atividade

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OUTRAS FONTES

Outras Fontes.


Nesta vida, curta e objetiva, nos deparamos com coisas novas a todo o tempo.
Em uma das minhas visitas ao Sarau da Fundão, me deparei com uma mesa com livros á serem distribuídos aos presentes, gostei da capa de um deles, O Outro Escritor, e alguns contos mais, de Thelma Guedes, não sei quem é Thelma Guedes, mas meus sentimentos forçaram-me a conhecer a sua obra. Pelo o que entendi, ela leu muita coisa e transcreveu a sua maneira, todos os seus contos são baseados em histórias de autores consagrados, Machado, Garcia, Clarice, Andrade, Trevisan alguns internacionais e achei curioso, um de seus contos é baseado em um trecho de um livro de sua própria autoria, em que fala de Drummond. Esse eu gostei muito, ou seja, será que ela escreve melhor do que eles? Não sei!
Digo não sei, pois sou um não leitor assumido!
Não sou um leitor como deveria ser, fazer a leitura com velocidade, vontade, voracidade e até mesmo com voracidade. Como não pratico a arte da leitura, não tenho esta facilidade com as palavras e não saberei nunca repassar uma nova história baseada em uma antiga. Se eu fosse um repórter, as noticias sempre chegariam de outra maneira, mas acho que isso já acontece mesmo, não daria vexame na profissão, como a faculdade de jornalismo caiu mesmo em desuso, qualquer especialista em alguma coisa pode ser jornalista. Mas estou fora disso, dizem que eles gostam mesmo é de dar o furo.
Como tenho esta deficiência literária e não absorvo o que dizem “os livros na estante”, como já dizia Raulzito, “que nada dizem de importante”, parto para outra fonte de aprender histórias, tenho preguiça de ler, mas não de ouvir.
       Sento-me para ouvir, Renato, Chico, Antunes, Anitelli, Camelo estes meus preferidos, mas tem muito mais na fonte, por vezes, gosto e não sei de quem.
      Ouço, guardo, pesquiso e assim como ela – quem me dera, nem conheço a moça – tento reescrever o que foi por mim ouvido.
Até a Bíblia eu fui pesquisar, exatamente por causa de Daniel na Cova dos Leões, para eu conhecê-la na íntegra, só se cair no meu colo, ela narrada pelo Cid Moreira, com aquela voz única e inconfundível, alias na voz dele conheci um texto muito bacana, que diz algo, como, pegadas na areia, senão fosse por ele, nunca saberia da existência desta passagem.
Pra não dizer que não leio vasculhos os blogs, que estão linkados como meus preferidos.
      Vou continuar escrevendo, as minhas opiniões assim, levando em consideração lições destes meus mestres, tanto os nomeados acima e os linkados ao lado.
Mas continuarei a beber na fonte destes grandes propagadores de palavras mil, um dia eu fico bom!
Pois sou devagar para criar minhas próprias histórias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Será muito importante para que eu possa entender o que gostariam de ler aqui neste humilde blog.